2017: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DO ANTIGO EGITO E ORIENTE PRÓXIMO

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

setembro 12, 2017 – setembro 15, 2017


O Laboratório do Antigo Oriente Próximo (LAOP) da Universidade de São Paulo (USP) anuncia que estão abertas as inscrições para comunicações no II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo, a ser realizado entre os dias 12 e 15 de setembro de 2017, na Universidade de São Paulo. O envio de resumos será realizado por este site de conferências, sendo preciso realizar um cadastro.

Com este evento, temos como objetivos: 1) congregar, em um espaço privilegiado, debates atuais e axiais nos estudos relativos às temáticas do Antigo Oriente Próximo (AOP), inserindo e ambientando os estudantes brasileiros nos reconhecidos debates internacionais; 2) compor um espaço favorável de trocas entre jovens pesquisadores e destes com professores pesquisadores  brasileiros e estrangeiros; e 3) estimular os participantes desse processo, dando continuidade às suas pesquisas, a avançar como pesquisadores e adensar as construções e iniciativas, com as quais contamos para pesquisar, aprender e ensinar temáticas relativas à antiguidade próximo-oriental no Brasil.

O evento comportará as seguintes atividades: conferências de professores nacionais e estrangeiros, sessões de comunicações para apresentação e discussão de pesquisas de estudantes e pesquisadores, ciclo de reuniões de pesquisa com os professores estrangeiros e um curso de pós-graduação a ser ministrado por professores estrangeiros. Após a realização do evento, haverá publicação de anais do evento, com a divulgação virtual de resumos e artigos apresentados.

 

1. Sobre a chamada para a submissão de resumos que comporão as Sessões de Comunicações Orais do II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo

1.1 Das datas

1.1 - Está aberta a chamada de resumos de trabalhos de graduandos, pós-graduandos e pós-graduados interessados em fazer comunicações diretamente ligadas a temática do II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo.

As inscrições podem ser realizadas até  dia 15 de agosto de 2017. A lista resultante da escolha dos participantes será divulgada até 24 de agosto de 2017 neste site.

Em até quatro meses após o evento, será lançado no sistema de Conferências FFLCH-USP o Caderno de Resumos, com todos os resumos aprovados e apresentados nas Sessões de Comunicações Orais do evento.

 

A previsão de encerramento de inscrições para as Sessões de Comunicações é dia 15 de agosto de 2017. A lista resultante da escolha dos participantes será divulgada até 24 de agosto de 2017 neste site.

Em até quatro meses após o evento, será lançado no sistema de Conferências FFLCH-USP o Caderno de Resumos, com todos os resumos aprovados e apresentados nas Sessões de Comunicações Orais do evento.

 

1.2 Dos objetivos

Os objetivos deste II Colóquio Internacional do Antigo Egito e Oriente Próximo são: 1) congregar, num espaço privilegiado, debates atuais e axiais nos estudos relativos às temáticas do Antigo Oriente Próximo (AOP), inserindo e ambientando os estudantes brasileiros nos reconhecidos debates internacionais; 2) compor um espaço favorável de trocas entre jovens pesquisadores e destes com professores pesquisadores estrangeiros; e 3) estimular os participantes desse processo, em dando continuidade às suas pesquisas, a avançar como pesquisadores e adensar as construções e iniciativas, com as quais contamos para pesquisar, aprender e ensinar temáticas relativas à antiguidade próximo-oriental no Brasil.

 

1.3 Da proposta

É esperado dos inscritos nas Sessões de Comunicações Orais que sigam a proposta do evento, privilegiando temáticas de estudos que se refiram a pesquisas interdisciplinares sobre Antigo Oriente Próximo, no tocante aos saberes, contatos e fontes, eixos propostos para o evento. Em segundo lugar, que promovam trocas frutíferas ao favorecer o encontro e a discussão dos trabalhos cuja metodologia, tomada aqui como as ações, entendimentos e formatos pelos quais são analisadas a) as fontes, b) a cronologia ou c) os processos históricos, sejam de utilidade para fomentar debates que possam ultrapassar suas temáticas estritas, impulsionando entendimentos mais abrangentes e favorecendo permutas e discussões benéficas entre pesquisadores de estudos notadamente próximos.

 

2. Critérios de seleção dos trabalhos a serem apresentados

 

Cinco critérios servem à avaliação e seleção dos resumos e estão abaixo discriminados em ordem de importância. Todos os resumos serão julgados pela Comissão Científica e Julgadora.

 

a) Pertinência do trabalho em relação à proposta do evento;

b) Relevância da comunicação, atendendo ao perfil de pesquisa em andamento ou já concluída;

c) Fundamentação teórica atualizada;

d) Rigor argumentativo;

e) Clareza e redação correta do resumo.

 

A Comissão Científica e Julgadora é composta por professor(es) da instituição que abriga o evento e doutores e doutorandos convidados pela Comissão Organizadora e de Trabalho. Todos os avaliadores possuem competência no campo de pesquisa no qual a temática do evento insere-se.

 

3. Da comissão científica e julgadora

A Comissão Científica e Julgadora é composta:

 

a) pelos coordenadores do LAOP:

Prof. Dr. Carlos Henrique Gonçalves (EACH-USP)

É professor livre-docente em História da Ciência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Coordenador do LAOP-USP e membro do Laboratório SPHERE (Sciences, Philosophie, Historie – CNRS e Paris 7). Sua produção bibliográfica é na área de história, com ênfase nos saberes na antiguidade mesopotâmica.

 

Prof. Dr. Marcelo Rede (FFLCH - USP)

É professor de História Antiga da FFLCH-USP. É assiriólogo, coordenador do LAOP-USP, membro estrangeiro do Laboratório ArScAn (Archéologie et Sciences de l’Antiquité – do CNRS, Paris I, Paris X).

 

b) por membros do LAOP:

Ms. Leandro Penna Ranieri: Bacharel em Ciências da Atividade Física (EACH-USP - 2009) e Mestre em Ciências, área Estudos do Esporte (EEFE-USP - 2011). Doutorado em andamento em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede. Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2014/22125-2). Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP, n.º do processo: 2016/02441-2): Facoltà di Lettere e Filosofia, Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (09/2016-01/2017), supervisor: Prof. Davide Nadali (Ph.D.).

 

Matheus Treuk Medeiros de Araújo: Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP - 2012). Bacharelado em andamento em Direito (FD-USP). Doutorado direto em andamento em Ciências, área História Social (FFLCH-USP), orientador: Prof. Dr. Marcelo Rede. Bolsista Fapesp (n.º do processo: 2016/14318-0).

 

c) por um dos professores convidados nacionais.

d) por um dos professores convidados estrangeiros.

 

4. Das normas para submissão de resumos para comunicações orais

Cada participante deverá enviar duas versões de seu resumo: uma em língua portuguesa e outra em língua inglesa, ambas devidamente revisadas.

Para serem avaliados, ambos os resumos deverão ser enviados até o prazo limite estipulado e deverão atender os critérios de avaliação e as normas de formatação determinadas por este edital.

Os resumos deverão ser enviados em forma de anexo juntamente com o Formulário Online de inscrição no evento (WebForm), atendendo as seguintes especificações:

Formato do arquivo do resumo: Deverá ser enviado o arquivo com o resumo em .doc. Pede-se para nomear o arquivo com o último sobrenome do participante.

Formatação exigida:

Já está disponível um modelo de arquivo do resumo em .doc para ser seguido pelos participantes. Os resumos que não atenderem as normas não serão avaliados. Detalhamos abaixo as especificações de formatação.

Fonte:

Título: Times New Roman, tamanho 14, negrito, em letras maiúsculas;

Nome dos autores, Filiação e Corpo do resumo: Times New Roman, tamanho 12, normal.

Alinhamento:

Título, Nome dos autores, Filiação e Agência Financiadora (se houver): centralizado;

Corpo do resumo: parágrafo único, justificado;

Espaçamento entre linhas: 1,0 (simples);

Espaçamento entre parágrafos: Não há;

Margens: Direita e Superior: 3,0; Esquerda e inferior: 2,0;

Limites de palavras para o resumo: mínimo 350, máximo 500;

 

Abaixo do Título, deve conter o nome do(a)(s) autor(a)(es)(as); abaixo desses, deve ser indicado o nome da instituição que estão afiliados, seguido do nível de formação que se encontra (p. ex.: Universidade de São Paulo; Graduação) e seguido das informações da Agência Financiadora (se houver); abaixo, um endereço de e-mail.

Organização do resumo: Os resumos devem atender os critérios de avaliação indicados neste edital. Além disso, devem conter, de acordo com o estilo e argumentação dos autores: Breve introdução sobre o tema, problemática e eventuais hipóteses da pesquisa; Objetivos e métodos/metodologia, incluindo indicação das fontes ou dados analisados; Resultados encontrados, seguidos de breve discussão dos mesmos; e Considerações, finais ou parciais. Se em alguma parte do resumo for feita menção a autores, utilizar a seguinte forma: no meio da frase: Primeiros nomes e sobrenomes intermediários abreviados e último sobrenome completo, seguido do ano da publicação entre parênteses (p. ex.: J. P. Silva (2016)); no fim da frase: entre parênteses, último sobrenome completo em maiúsculas, seguido de vírgula e dos primeiros nomes e sobrenomes intermediários abreviados, seguindo de vírgula e ano da publicação (p. ex.: (SILVA, J. P., 2016)).

Palavras-chave: Abaixo do resumo deve haver a indicação de três a cinco palavras-chave, de escolha dos autores, que contribuam para a identificação do resumo.

5. Valor de inscrição para submissão de resumos

Para os participantes que desejam inscrever resumos para as Sessões de Comunicações Orais, haverá um valor a ser depositado quando da realização da inscrição, já incluindo o valor de inscrição regular como participante ouvinte.

Valores

Participantes ouvintes: R$20,00 (vinte reais) - Inscrições mediante envio do recibo, dados de identificação (nome completo, RG e endereço de email) para laopusp@gmail.com .

Participantes com apresentação em Sessões de Comunicações Orais: R$30,00 (trinta reais) - Inscrições neste site.

 

Esse valor deve ser depositado na seguinte conta corrente:

 

Banco do Brasil

Agência: 0799-4

Conta Corrente: 54205-9

Favorecida: Anita Fattori (CPF n.º: 394.767.018-46)


Em caso de dúvidas, entrar em contato via e-mail: laopusp@gmail.com


Imagem da página inicial da Conferência

Informações sobre a Conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN 2526-320X