Conferências FFLCH - USP, I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

Tamanho da fonte: 
A construção da imagem do Libertador Simón Bolívar na Literatura Latino Americana.
Deninson Alessandro Fernandes Aguirre

##manager.scheduler.building##: Departamento de História/FFLCH - USP
##manager.scheduler.room##: Sala 13/Ilana
Data: 2019-05-08 10:30  – 01:00
Última alteração: 2019-04-25

Resumo


A construção da imagem do herói e libertador das  Américas, Simón Bolívar tornou-se um dos eixos centrais ou de destaque nas obras literárias, tais como Lanzas Coloradas, O General em seu labirinto, Manuela, Un canto para Bolívar.

A literatura, no decorrer do tempo, se tornou uma das principais fontes de estudos e compreensão da realidade, mesmo que possuindo um olhar fictício. Entretanto, busca-se estudar a fronteira entre a ficção e a construção da identidade latino americana sob o manto da imagem de Bolívar.

O artigo busca explorar as representações construídas em torno da figura de Simón Bolívar na literatura latino americana, tendo como base a analise de discursos, documentos e cartas, no qual buscará contribuir para um estudo interpretativo histórico para com as obras literárias, além de versar na construção de Bolívar como mito. A utilização da hermenêutica e da teoria crítica serão em utilizadas para explorar e desconstruir o sentido de nacionalidade sustentada na imagem de Simón Bolívar.

A hipótese deste trabalho é a de que a literatura usa a figura do Bolívar como alicerce da identidade nacional de alguns países da América Latina estando presente não só no imaginário e inconsciente coletivo, como também nos discursos políticos dos governos da região.


Palavras-chave


História; Literatura; Imaginário; Representações; Discurso