Conferências FFLCH - USP, I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

Tamanho da fonte: 
Brasil Latino: uma voz de integração na Rádio USP
Marco Antonio Piva

##manager.scheduler.building##: Prédio da Letras/ FFLCH - USP
##manager.scheduler.room##: Sala 106
Data: 2019-05-09 02:00  – 05:00
Última alteração: 2019-04-25

Resumo


Brasil Latino é um programa de rádio que busca aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil. Lançado em 8 de maio de 2017, o Brasil Latino vai ao ar às segundas-feiras, às 17h, com reprise na madrugada das sextas-feiras, pela Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Também é encontrado no soundcloud (www.soundcloud.com/brlatino) e possui página no Facebook (www.facebook.com/brlatino). Até 26 de novembro de 2018 foram ao ar 76 edições abordando diferentes temas (política, economia, cultura, sociedade etc.) com entrevistados vinculados à produção acadêmica da Universidade de São Paulo e também com personalidades acadêmicas ou não acadêmicas com reconhecido prestígio nacional e latino-americano. Entre os entrevistados da USP que participaram do programa podemos citar Christian Dunker, Raul Machado, Pedro Dallari, Lisbeth Rebollo, Janina Onuki, Paulo Feldman, entre outros. Externo ao âmbito da Universidade de São Paulo, estiveram presentes Frei Betto, Luis Carlos Bresser-Pereira, Laura Chinchilla e Beatriz Paredes. Os programas trazem sempre uma parte musical que valoriza artistas nacionais e estrangeiros que promovem a América Latina ou são inspirados por ela. O objetivo é divulgar a produção acadêmica da USP sobre a América Latina e também dar espaço para que se fortaleça a identidade entre o Brasil e o continente a partir de uma temática variada. Até o final de novembro não havia registro de um programa de rádio voltado especificamente para assuntos da América Latina. Nesse sentido, Brasil Latino busca ser um espaço de produção de narrativas, “polifônicas e polissêmicas” como diz o resumo do Seminário 16, e de novos protagonismos culturais e midiáticos a partir da Rádio USP, uma emissora universitária de caráter público.


Palavras-chave


América Latina; Brasil; identidade latino-americana; integração regional; mídia