Conferências FFLCH - USP, I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina

Tamanho da fonte: 
Contos Sulamericanos no Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo
Dayse Oliveira Barbosa

##manager.scheduler.building##: Departamento de História/FFLCH - USP
##manager.scheduler.room##: Sala 16
Data: 2019-05-08 10:30  – 01:00
Última alteração: 2019-05-02

Resumo


Este trabalho foi realizado com alunos da rede estadual de São Paulo, no decorrer do primeiro bimestre, do terceiro ano do ensino médio. O trabalho consistiu na análise dos aspectos globais e de construção textual de quatro contos significativos de autores da América do Sul. São eles: Senhorita Cora, de Julio Cortázar (argentino); O círculo, de Óscar Cerruto (boliviano); Um dia desses, de Gabriel García Márquez (colombiano); Pressentimento, de Mario Benedetti (uruguaio). O estudo desses contos visou ao desenvolvimento de duas habilidades tidas como essenciais pelo Currículo da rede estadual de São Paulo aos estudantes do terceiro ano do ensino médio, quais sejam: identificar e analisar características próprias da linguagem literária da modernidade e contextualizar histórica e socialmente o texto literário, apropriando-se desses elementos no processo de produção de sentido do texto. Para o desenvolvimento dessas habilidades, os contos foram lidos e debatidos na íntegra em sala de aula, com orientação do docente responsável pelas classes. Ao longo desses debates, os estudantes produziram diários de leituras. Posteriormente, em duplas, foi selecionado um conto para produção de resenha. Esse trabalho fundamentou-se nas contribuições teóricas de Irandé Antunes, Ingedore Villaça Koch, Anna Rachel Machado e Mônica Magalhães Cavalcante. Por meio desse trabalho, os alunos compreenderam com mais profundidade como os recursos linguísticos, lexicais e gramaticais atuam em conjunto na construção de sentido textual, além de criarem um repertório de análise de literatura da América do Sul, despertando um olhar crítico a respeito do conteúdo literário produzido nos países vizinhos ao Brasil.

Palavras-chave


Conto; Leitura; América do Sul; Educação; Ensino médio